quinta-feira, 25 de março de 2010

A Teoria Cibernética

A cibernética surgiu como uma ciência interdisciplinar destinada a estabelecer relações entre diversas ciências, preencher os espaços vazios não pesquisados por nenhuma ciência e permitir que cada ciência utilizasse os conhecimentos desenvolvidos pelas demais.

ORIGENS:
A) Movimento iniciado por Norbert Wiener em 1943, buscando atender o descrito acima;
B) Os primeiros estudos sobre cálculos de variação matemática
C) Os estudos sobre informação e comunicação - principalmente a partir da primeira guerra mundial onde se percebe que a falta de comunicação entre as partes conflitantes, apesar das informações copiosas, foi a causa da terrível catástrofe. Como decorrência a informação passou a ser motivo de atenção do mundo cientifico.
D) Primeiras experiências com computadores para a solução de equações diferenciais. Atualmente são realizados estudos sobre Inteligência Artificial.
E) A segunda guerra mundial – desenvolvimento de tecnologia para melhorar a precisão dos projecteis e a busca da sua interceptação.
F) No inicio a cibernética dedicou-se a criação de máquinas de comportamento auto-regulável, semelhante ao comportamento do homem ou do animal (como o robô, o computador eletrônico, piloto automático, etc.)

PRINCIPAIS CONCEITOS DE CIBERNÉTICA
É a ciência da comunicação e do controle, seja animal (homem, seres vivos), seja da maquina. A comunicação torna os sistemas integrados e coerentes e o controle regula seu comportamento.
A cibernética compreende os processos e os sistemas de transformação da informação e sua concretização em processos físicos, fisiológicos e psicológicos.

O campo de estudos da cibernética é os Sistemas que são um conjunto de elementos que estão dinamicamente relacionados entre si, formando uma atividade para atingir um fim, um objetivo, operando sobre entradas (informação, energia ou matéria) e fornecendo saídas (informação, energia ou matéria) processadas. Sistemas têm a ver com conectividade.

A cibernética busca a representação de sistemas originais através de outros sistemas comparáveis, que são denominados modelos.

Principais conceitos de Sistemas
Conceito de Entradas – é tudo que um sistema importas ou recebe do seu exterior. Pode ser:
a) Informação – é o que permite reduzir a incerteza de alguma coisa.Proporciona orientação e conhecimento a respeito de algo.Permite planejar e programar o comportamento ou funcionamento do sistema.
b) Energia – é a capacidade utilizada para movimentar e dinamizar o sistema, fazendo-o funcionar.
c) Materiais – são os recursos a serem utilizados pelo sistema para produzir as saídas. Podem ser transformadores, também chamados de operacionais (máquinas, equipamentos, instalações, etc) e a serem transformados, também chamados de recursos produtivos (matéria-prima).

Conceito de Saída – é o resultado final de um sistema. São os bens ou serviços oriundos do processo de transformação.

Conceito de Caixa preta – sistema cujo interior não pode ser acessado.

Conceito de retroação – feedback – retroalimentaçao e serve para comparar a maneira como um sistema funciona em relação ao estabelecido para ele funcionar.
É uma ação pela qual o efeito (saída) reflui sobre a causa (entrada) incentivando-a ou inibindo-a. Pode ser positiva ou negativa:
a) Retroação positiva é a ação estimuladora da saída que atua sobre a entrada do sistema. O sinal de saída amplifica e reforça o sinal da entrada.
b) Retroação negativa – é a ação frenadora e inibidora da saída que atua na entrada no sistema inibindo o sinal da entrada.



Conceito de Homeostasia
Todos os mecanismos vitais têm como por objetivo conservar constantes as condições de vida no ambiente interno.
Sempre que uma das partes do sistema sai do equilíbrio, algum mecanismo é acionado para restaurar a normalidade.
O Homeostasia é um equilíbrio dinâmico obtido através da auto-regulação, ou seja, através do autocontrole. É a capacidade que tem um sistema de manter certas variáveis dentro de limites, mesmo quando os estímulos do meio externo forçam as variáveis a assumirem valores que ultrapassam os limites da normalidade. A homeostase é obtida através da retroação.

Conceito de Informação
Envolve um processo de redução da incerteza. A idéia de informação está ligada à Novidade e Utilidade, pois informação é conhecimento disponível para uso imediato e que permite orientar a ação, ao reduzir a margem de incerteza que cercam as decisões cotidianas.

Dado – é um registro ou anotação a respeito de um evento ou ocorrência.
Informação – é um conjunto de dados com um significado, ou seja, que reduz a incerteza ou que aumenta o conhecimento a respeito de algo.
Comunicação – é quando uma informação é transmitida a alguém, sendo então, compartilhada também por essa pessoa.

Um sistema de comunicação envolve:
a) Fonte – pessoa, coisa ou processo que opera a mensagem por intermédio do sistema.
b) Transmissor – processo ou equipamento que opera a mensagem, transmitindo-a da fonte ao canal. O transmissor codifica a mensagem fornecida pela fonte para poder transmiti-la.
c) Canal – significa o equipamento, meio usado para transmitir a mensagem.
d) Receptor – quem recebe a mensagem, processo ou equipamento.
e) Destino – pessoa a quem é destinada a mensagem.
f) Ruído – perturbações indesejáveis que tendem a alterar a mensagem transmitida.

Conceito de Redundância
É a repetição da mensagem para que a sua recepção correta seja mais garantida. Consiste em eliminar o ruído e prevenir distorções e enganos na recepção da mensagem.

Conceito de Entropia e Sinergia
Entropia (do grego entrope = transformação) segunda lei da termodinâmica que se refere à perda de energia em sistemas isolados, levando-os à degradação, à desintegração e ao desaparecimento.
É um processo de desintegração dos sistemas, a sua morte. Tem seu contraponto na NEGENTROPIA , ou seja, a busca de energia e informação para manter o sistema vivo.
Sinergia – literalmente significa trabalho conjunto. Existe sinergia quando duas ou mais causas produzem, atuando conjuntamente, um efeito maior do que a soma dos efeitos que produziriam atuando individualmente.

Conceito de informática
Disciplina que lida com o tratamento racional e sistemático da informação por meios automáticos.

Influencias da cibernética na administração – Automação e informática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário