quinta-feira, 25 de março de 2010

Relação entre Cibernética e Administração

A cibernética é a ciência da comunicação e do controle, seja nos seres vivos, ou seja nas máquinas. A comunicação é que torna os sistemasintegrados e coerentes e o controle é que regula o seu comportamento. A cibernética compreende os processos físicos, fisiológico, psicológicosetc. de transformação da informação.

A cibernética é uma teoria dos sistemas de controle baseada na comunicação entre os sistemas e o meio/ambiente e dentro do próprio sistema.

As empresas são sistemas excessivamente complexos (extremamente complicados e não podem ser descritos de forma precisa e detalhada), probabilísticos (é aquele para o qual não poderá ser fornecida uma previsão detalhada) e regulamentados que funciona como organismos vivos, que desenvolvem técnicas de sobrevivência num ambiente interno e externo em alteração continua.

Na cibernética procura-se representar os sistemas originais através de outros sistemas comparáveis, que são denominados modelos. Um modelo provisório que o representa, para facilitar o tratamento das entidades evolvidas no estudo, pois a manipulação de entidades (pessoas e organização) é socialmente inaceitável ou legalmente proibida.

No caso da administração, por exemplo, a cibernética pode envolver estudos sobre: pessoas, áreas, departamentos, unidades de negócios, empresas, grupos empresariais, etc.

A cibernética também está associada ao uso de sistemas de comunicação e conseqüentemente aos seus componentes, que são vitais para troca de informações da organização com o ambiente e dentro dela mesma.

FONTE => TRANSMISSOR => CANAL/MEIO => RECEPTOR => DESTINO

As principais conseqüências da cibernética na administração

Com a mecanização que se iniciou com a Revolução Industrial, o esforço muscular do homem passou para a máquina. Porém com a automação provocada pela Cibernética, muitas tarefas que cabiam ao cérebro humano passaram para a máquina. A Cibernética está levando a uma substituição do cérebro humano. O computador tende a substituir o homem em uma gama crescente de atividades, e com grande vantagem. As principais conseqüências da Cibernética na administração são duas: a automação e a informática.

Automação: Ultra-mecanização, super-racionalização, processamentos contínuos e controle automático nas indústrias, nos comércios e nos serviços bancários. Com a automação surgiram as fábricas autogeridas: algumas indústrias químicas, como as refinarias de petróleo, apresentam uma automação quase total. O mesmo ocorre em organização cujas atividades ou operações são relativamente estáveis e cíclicas, como as centrais elétricas, ferrovias, metrôs, etc. Os autômatos, em cibernética, são máquinas ou engenhos que contém dispositivos capazes de tratar informações que recebem do meio exterior e produzir ações.

Informática: Tratamento racional e sistemático da informação por meios automáticos, associado ao uso dos computadores. Embora não se deva confundir a informática comcomputadores, na verdade ela existe porque existem os computadores. Na realidade, a informática é a parte da cibernética que trata da relação entre coisas e suas características, de maneira a representá-las por meio de suportes de informação, trata ainda, da forma de manipular esses suportes, em vez de manipular as próprias coisas. A informática é um dos fundamentos da teoria e dos métodos que fornecem as regras para o tratamento da informação. O processamento de informação levou ao surgimento do computador eletrônico, o qual deu início a era da informática. É uma ferramenta a disposição das empresas e pessoas, mas sua não utilização ou seu desconhecimento pode ser a diferença entre o sucesso e fracasso em qualquer atividade.
Resumindo…

PRINCIPAIS CONCEITOS DA CIBERNÉTICA

* Conceito de Cibernética (É a ciência da comunicação e do controle, seja no animal, seja na máquina).
* Campo de Estudo da Cibernética: Os Sistemas
* Classificação Arbitrária dos Sistemas (complexidade; sistemas determinísticos e probabilísticos).
* Propriedades dos Sistemas Cibernéticos (São excessivamente complexos; são probabilísticos; são auto-regulados).
* Hierarquia dos Sistemas (nível dos sistemas estáticos; nível dos sistemas dinâmicos simples; nível dos sistemas cibernéticos simples ou mecanismos de controle; nível dos sistemas abertos; nível genético-societário; nível do sistema animal; nível humano; nível do sistema social; nível dos sistemas transcendentais).
* 6.Representação dos Sistemas: Os Modelos (manipulação de entidades reais; a incerteza; a realidade).

PRINCIPAIS CONCEITOS DE SISTEMAS

* Conceito de Entrada (INPUT) (informação; energia; materiais).
* Conceito de Saída (OUTPUT)
* Conceito de Caixa Negra (BLACK BOX) (o sistema é impenetrável ou inacessível; o sistema é excessivamente complexo).
* Conceito de Retroação (FEEDBACK) (retroação positiva; retroação negativa).
* Conceito de Homeostasia (autoregulamentação; autocontrole; origina de dispositivos de retroação).
* Conceito de Informação (Teoria da Informação: fonte – transmissor – canal – receptor – destino – ruído; Conceito de Redundância; Conceito de Entropia e Sinergia; Conceito de Informática).

PRINCIPAIS CONSEQÜÊNCIAS DA CIBERNÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO

* AUTOMAÇÃO (integração; retroação; computador).
* INFORMÁTICA (tecnologia da informação).

Fontes: CHIAVENATO, Idalberto. “Introdução à Teoria Geral da Administração”, 4ª Edição, Ed. Makron Books.

Nenhum comentário:

Postar um comentário